4 de out. de 2012

O trabalho de Saul Bass

     
     Ele foi um dos primeiros a animar os títulos dos filmes e torná-los importantes - antes eles dificilmente eram exibidos. Foi um dos primeiros também, que conseguiu, e foi capaz de sentir, que nesses poucos segundos, era possível captar a atenção do espectador para o que viria a seguinte nas telas. Segundo o próprio, seu objetivo era "tentar chegar a uma frase simples e visual que lhe diz o que o filme é, e evoca a essência da história"

     Esse é Saul Bass, nova-iorquino (8 de Maio, 1920 – 25 de Abril, 1996), designer gráfico do século XX, um dos mais notórios nomes e pioneiro no campo. Durante os 40 anos de carreira, Saul Bass criou sequências para as aberturas de filmes, trabalhando ao lado de grandes cineastas como  Alfred Hitchcock, Billy Wilder, Martin Scorsese, Otto Preminger e Stanley Kubrick. Bass também dedicou-se a criação de cartazes para os filmes. É dito, inclusive, que seu primeiro trabalho animando a abertura de um filme foi resultado de um pedido de cartaz: Otto Preminger o contratou para fazer o cartaz de seu filme de 1954, Carmen Jones. Ele ficou tão satisfeito com o resultado que pediu para Saul Bass fazer também a abertura. O legado de seu trabalho começava aí.

     Otto Preminger ainda participaria de maneira decisiva na carreira de Saul. Seu trabalho que lhe concedeu grande fama, foi a entrada de The Man with the Golden Arm, de 1955, obra do próprio Otto. Com um estilo muito próprio, as aberturas criadas por Saul tornaram-se icônicas. Em The Man with the Golden Arm, é possível sentir a capacidade de síntese, transmissão e imersão do espectador no aspecto essencial do filme.

    Saul ainda criou identidades visuais para grandes empresas da época, como a Quaker e AT&T, símbolos que se tornaram amplamente conhecidos. É um fato interessante que muitos desses logos ainda são utilizados pelas empresas, denotando a qualidade e atemporalidade do trabalho de Saul. Foi denominado, nos Estados Unidos, o Designer Gráfico do ano, em 1957, e em 1978 ingressou no hall da fama do Art Directors Club of New York. 

     Um trabalho único, tão grande que devíamos dedicar inúmeros textos só pra falar disso, de formas simples e fortes, com certeza, hoje, as artes de Saul Bass são inspiracionais e influenciaram muito do que se vê nos grandes filmes e em diversas áreas do design gráfico.

Alguns de seus trabalhos:



Recomendamos fortemente que visitem o link abaixo e explorem toda a arte criada por Saul Bass.

http://saulbass.tv/


Por Ítalo Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário