9 de set. de 2012

Les Fauves

André Derain - The Turning Road
Les Fauves foi um grupo de pintores do início do século XX, suas cores fortes e alegres, unidas a uma resposta inconsciente ao impressionismo, originaram uma corrente artística conhecida como Fauvismo. 

Muitos não os consideravam expressionistas, mas é impossível a não comparação. Assim como Van Gogh, os fauves buscavam uma ordem ou ritmo nas pinceladas, deixando-as mais nítidas e destacadas. Mas com certeza, o que mais nos chama atenção em uma obra "fauvista" são as cores. A cor pura era extremamente exaltada, as misturas entre as cores diminuiu, com isso ocorreu uma simplificação das formas, onde se criou um efeito mais concreto e chapado.
Ernst Ludwig Kirchner - Artistin


André Derain - Les Deux Péniches
André Derain -  Three Figures Seated
Ernst Ludwig Kirchner - Bathers On The Lawn


André Derain - The Thames and Tower Bridge
E foi com Picasso que o movimento dos fauves entrou em crise e caminhou para seu fim. A abertura do cubismo foi decididamente a fase mais revolucionária da arte moderna.
André Derain - Charing Cross Bridge 
Ernst Ludwig Kirchner - Self Portrait With Model



Hoje em dia também podemos encontrar alguns artistas que tem fortes influencias do Fauvismo. Talvez, o mais conhecido deles seja o James Barnett, suas obras mais recentes consistem numa mistura de elementos do fauvismo e elementos da pintura contemporânea. Vale a pena dar uma olhada no site do cara conferir o excelente trabalho que ele faz!





























Por Tila Barrionuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário