22 de out. de 2012

Eladio Dieste, e a engenharia das curvas


    
   Estreiando na área da arquitetura, apresentamos, hoje, um arquiteto e engenheiro uruguaio: Eladio Dieste. Dieste atuou em vários países da América do Sul, inclusive no Brasil, mas a maioria de suas obras se encontra no Uruguai. Construiu em maior parte galpões de fábricas, igrejas e mercados. Nascido em 1917, na cidade de Artigas, Dieste conseguiu em seus trabalhos, talvez muito pelo conhecimento técnico, conciliar arquitetura e engenharia estrutural. 
   Eladio Dieste pode ser considerado um arquiteto completo. Acreditava que o trabalho e o exercício da arquitetura não terminavam na concepção e no desenho do projeto, mas se extendia ao período da construção, bem como do entendimento das técnicas. Resultado disso são suas obras com curvas incríveis e formas sinuosas, rompendo com qualquer padrão formal. 
   Além da plasticidade de sua arquitetura, também lhe é de caráter o uso recorrente de materiais de baixo custo, sendo o tijolo o principal deles. Muito disso vem da crítica de Dieste à prática da arquitetura latina em sua época, que negava as antigas tecnologias de construção e importava novas técnicas, além se esquecer da participação do arquiteto no processo construtivo. 
   Com domínio pleno do tijolo e do potencial que poderia ser atingido com suas formas, Eladio produziu um trabalho admirável durante a segunda metade do século XX, contexto no qual o predomínio do concreto armado era evidente. Sua admiração pelas virtudes de uma estrutura elevam seu trabalho a um nível quase desafiador. Eis aqui, suas obras.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário